Resenha: Jogos Vorazes

Hollou pessoas o/ Como estão?

Depois de muito tempo deu pra aparecer. Tenho até que pedir desculpas, mas eu não estava em condições de escrever nenhuma resenha dos 4 livros que li semana passada. E aí ontem quando encontrei coragem pra resenhar Jogos Vorazes ( é eu não queria muito resenhar ele,porque com certeza tudo que eu escrever vai ficar uma merda perto do livro) tudo o que eu tinha escrito some do rascunho do post. Um beijo pra Murphy e pro WordPress controlando minha vida. Essa resenha vai ser um pouquinho maior,mas peço a paciência de vocês,ok? E por favor: Comentem.

Então, eu comecei a me interessar pelo livro assim que eu vi comentários rolando na internet, mas eu estava sem dinheiro e a preguiça de ler por PDF me venceu. Até que saiu o Fime e a Line ( @Maltinee) falou pra mim ir assistir o filme primeiro pra depois ler o livro. E eu segui o conselho dela. Fui,assisti o filme e sai do cinema assim: EU PRECISO DOS LIVROS. Mas, eu continuava sem dinheiro (vida de pobre universitário,é dura) o que me restou? O PDF ( Um beijo pra Esther que me mandou os livros ;*). Para mim livro bom é aquele que você não consegue tirar da cabeça se perguntando o que pode acontecer, ou o porque que o autor de matou tanto com certa parte do livro.Livro bom é aquele que você acabou de terminar e já quer reler . E foi isso que a trilogia inteira fez comigo, li os livros em 4 dias e de terça pra cá tudo que me lembrava dos livros eu queria chorar,vê se pode. Vou parar de tagalerar e fazer a resenha.

Jogos vorazes é o primeiro livro da trilogia escrita por Suzzanne Collins. Num futuro pós-apocalíptico a América do Norte não existe mais. Em seu lugar foi implantando um país chamado Panem, dividido em 13 distritos e controlado pela Capitol.  Os poderes da Capitol eram um tanto arbitrários, enquanto eles vivam no luxo em uma vida muito fútil os 13 distritos tinham que prover tudo para o sustento dos poderosos, desde a pesca até o carvão eram produzidos pelos distritos, cada um com sua função. Até que um dia começa uma revolução, e os distritos tentam tomar o poder da Capitol, só que isso não acontece. Com o poder ainda em mãos, Capitol destrói o distrito 13 e lança um reality show para lembrar as pessoas dos outros distritos  quem realmente mandava em Panem.

Esse reality era chamado de Jogos Vorazes, nele deveria ser escolhido uma garota e um garoto – de 12 a 18 anos- de cada distrito,para serem jogados na arena lutando por suas vidas de maneira brutal, e só um deveria sair vivo de lá. Enquanto isso todos da Capitol se divertiam vendo crianças sofrerem até a morte.Era uma forma de punição pela revolta. Todos os distritos eram obrigados a ver.Um jeito da Capitol dizer pros distritos: Vejam o que a revolução traz: A morte das suas crianças.

No meio dessa guerra, no distrito doze,um dos mais miseráveis, existe uma garota: Katniss Everdeen de 17 anos. Por ser um dos distritos mais pobres, Katniss sempre foi acostumada com os desafios de sobreviver. Ela era a provedora de sua casa,depois que seu pai morre em uma explosão nas minas de carvão do distrito. Obrigada a tratar de sua irmã,já que sua mãe entrou em choque depois da perca do marido, ela sempre caçava nas florestas. Até que o dia da colheita chegou, e era a vez de sua irmã,Prim, participar da colheita( o dia que são sorteados os nomes dos tributos) pela primeira vez e por uma falta de sorte muito grande a pequena Prim é escolhida e Katniss se voluntaria a assumir o seu lugar. Mas nem a responsabilidades que Katniss sempre teve poderiam a preparar para o que ela viveria na arena.

O garoto escolhido é Peeta Melark, o filho do padeiro. Garoto que um dia salvou a vida de Katniss, e mesmo que ele não saiba ela tem uma dívida imensa com ele , e está ai uma coisa que Katniss não gosta: Dever aos outros.  Escolhidos os tributos todos só tem um obrigação a partir de agora: Permanecerem Vivos.

E  em uma coisa Peeta  e Katniss concordam: Eles não queriam ser mais uma peça nos jogos da Capitol,se fosse pra morrer eles queria morrer fazendo história. E eles fazem. A trama além da arena gira em torno deles querem conquistar os patrocinadores e o público, porque quando se está jogando tem que se jogar direito. Peeta com seu jeito cativante e Katniss com sua personalidade nada simpática conseguem levar todos a loucura.

Rick Riordan, autor da série Percy Jackson e os Olimpianos, declarou que Jogos Vorazes é o livro de ação que mais se aproxima da perfeição.

O livro é totalmente cheio de ação. Foi o meu segundo livro predileto da série.  A autora consegui sem dúvida alguma colocar bastante realidade no livros. Você se assusta quando alguém se assusta na arena, você sente a angustia, a adrenalina e o medo de cada tributo. A narração é feita pela Katniss e tudo que você quer no livro é que ela e Peeta saim vivos da arena. Mas como seria possível se só um tributo pode ser o vencedor?

Quando se pega pra ler Jogos vorazes uma coisa é certa: Não tem como largar. O livro te suga pra Panem,pra dentro da arena. Você está lendo igual um louco com o fluxo de informações correndo pelas suas veias até que TCHARÃN , Suzzane muda totalmente o rumo da história.

Não tem como não dizer que o livro não é violento, porque são crianças assustadas se matando para que a Capitol tenha seu show particular. A autora consegui não colocar sangue e brutalidade como o combustível do livro,mas não deixa de ser realista ao contar a história. Suzzane realiza uma crítica ferrenha a sociedade por inteiro em seus livros.

Falando em Combustível, engana-se quem pensa que o livro não tem seu lado de romance. No meio da Arena a autora começa a criar uma relação muito forte entre Katniss e Peeta ,e as leitoras românticas como eu vão TOTALMENTE a loucura.

A capa do livro tem seu significado próprio e você o descobre entre as páginas do livro.  No final que surpreende todo mundo a autora só te deixa uma saída: Correr pra ler ” Em chamas”

Vocês devem ter percebido o quanto amei a saga né? Com certeza foi adicionada as minhas prediletas. Espero que a resenha tenha chamado a atenção e que vocês leiam o livro e sitam a mesma emoção que eu senti.  Eu fiquei totalmente louca com a guerra dentro da Arena, com a fofura do Peeta, chorei bastante com algumas coisas ,mas no final eu só queria mais.

E eu apaixonei tanto no Peeta, quanto na Katniss e na força dela. Me julguem por isso.

Já já trago a resenha de ” Em chamas ” pra vocês.

Queria mostrar umas músicas pra vocês que est]ao no filme . Morram com as letras.
Girl on Fire- Arshad Aslam
Safe & Sound – Taylor Swift
Eyes Open- Taylor Swift
Um trecho do livro pra vocês sofrerem:

“Eu lembro tudo sobre você. Era você que não prestava atenção” Peeta para Katniss

” E que a sorte sempre esteja a seu favor”

Um beijo grande.

10 pensamentos sobre “Resenha: Jogos Vorazes

  1. ótimaaa resenhaaa *–*
    Ain , me junto a vcs na vontade de reler a trilogiaa
    Peeta e Katniss s2
    Ah , coloque mais um música aii : Eyes open – Taylor Swift ( tbém é do filme)
    Beijoo pra ti Nelly
    rsrs
    ^^

  2. Então menina, eu já tinha ouvido falar no livro, mas nem dei bola, sei la. Mas quando ouvi sobre o filme, dai sim fui investigar. O filme eu amei! Agora só falta ler os livros!!!
    BJoo

  3. Heeee que ótima resenha vizinha!
    Jogos vorazéis me deixou em estado de choque, acho que vc
    conseguio passar bem o espirito da “coisa” para os leitores.
    Suzzane e sádica ao extremo, amo amo essa série e a idéia da
    autora de fazer as pessoas parem e pensarem um pouco sobre as coisas, e
    que na guerra não exite vencedores e perdedores, custa caro pra todos
    os envolvidos.Violência gera violência, e pode parecer brega mas o amor
    cura e constroí.
    No agurado a resenha dos outrso livros =)

    • Exatamente vizinha. A autora consegui passar tudo isso nos livros. Não quis florear a guerra,mas mostrou que um amor pode ajudar a passar por tudo. Já já trago a resenha dos outros e muuuuito obrigada por sua visita.
      Nhac ;*

  4. Minaaa eu fui a reação masculina disso ae haushuahsuah’
    EU vi no cinema o filme e pensei “ta ai. vou ler esse livro”
    Ganhei de niver o livro e acabei com ele em pouco tempo hehe
    e ja estou negociando pra pegar as continuações lol
    De Ação é o meu favorito (até agora) hehe *-*
    Mande resenha das continuações pow haha
    Bjuuuu’z

    • Muito bom mesmo né? Não dá vontade de parar. Se prepare porque se você gostou de jogos vorazes, você vai AMAR os outros dois.
      Eita. Estou devendo essa resenha faz tempo né? Vou tentar fazer e postar essa semana. Aí divulgo na página do face xD
      Obrigada por comentar.
      ;*

Deixe um comentário

