Resenha: Uma janela em copacabana

Boa tarde! Como estão? Meio difícil ficar bem em uma segunda né? Mas,ok. Tudo pode ser superado.

A resenha que vou trazer pra vocês hoje é do livro ” Uma Janela em Copacabana” de Luiz Alfredo Garcia-Roza, Como alguns de vocês já sabem eu recebo algumas coletâneas de livros da revista Seleções e esse foi um dos que chegaram por último pra mim.  Todo mundo que lê minhas resenhas sabem da fascinação que tenho pro romances policiais, peguei o livro louca pra ler e no final me decepcionei um pouco. Mas,vamos a resenha que lá no final explico direitinho pra vocês.

Sinopse:  Três policiais assassinados. Embora em locais diferentes, o método utilizado e a falta de testemunhas é o que liga os crimes e chama a atenção de Espinosa. Conforme a investigação avança, o delegado percebe que outros policiais podem estar implicados enquanto ele próprio se envolve com mulheres lindas e perigosas.

O livro gira entorno da policia do estado do Rio de Janeiro e retrata um pouco a realidade de corrupção dentro da organização. Após a morte seguida de três policias, um alvoroço começa no meio dos PM’S : Seria um Serial Killer agindo? Atento ao fatos o delegado Espinosa nega  a possibilidade e inicia uma investigação pra descobrir o motivo das mortes. A primeira resposta que a investigação obtém é : Propina e corrupção no meio da policia.  Durante a investigação mais três mortes ocorrem: Duas amantes dos policias mortos e uma mulher que é morta como se fosse a outra amante,mas na verdade ocorreu um engano.

O delegado Espinosa durante o livro todo se vê  no meio dos 6 assassinatos e de três mulheres.

A primeira delas é Irene, sua “namorada” ,que é meio que seu ponto de equilíbrio.É junto dela que Espinosa desenvolve suas possíveis teorias e recebe dela uma perspectiva externa dos crimes.

A segunda é Celeste, que é uma das amantes de um dos policias mortos que devia ter sido morta também,mas que acabou tendo a amiga assassinada por engano – ou não-  em seu lugar. Celeste, aparece tendo  r todas as repostas que o delgado precisa para as soluções dos crimes e depois desaparece deixando o delgado com mais dúvidas.

A terceira mulher é  Serena, uma testemunha do último crime que acaba se tornando mais uma vítima de toda a trama. Espinosa entra em um relacionamento e descobre que esse pode ser muito mais complexo do que ele imagina.

O livro todo é um emaranhado de coisas. O que o leitor vai encontrar é um delegado cansado das falhas e corrupções no sistemas tentando resolver com profissionalismo a morte dos colegas. O espírito  que se passa de Espinosa é de um policial honesto e respeitado. Espinosa passa a história toda muito reservado,arisco e atento a todos.

Muito confuso na minha opinião,mas que consegue prender a atenção de quem está lendo. Um ponto negativo do livro é que tem muitos pontos soltos e o autor resolve tudo (ou tenta resolver) na última página do livro dando ao leitor a sensação de que alguma coisa se perdeu no meio do caminho.

De todos os livros de romance policial que eu já li esse não foi um dos melhores,mas também não foi o pior. É um dica para os meninos ( que vivem reclamando das nossas resenhas serem muito femininas). Um ponto positivo (ou não) do livro é que ele aborda um tema que é realmente vivido no meio da sociedade hoje.

Andei pesquisando e parece que o delegado Espinosa  é protagonista de outros livros do autor, e Uma Janela pra copacabana é,se não me engano, o final da série. O delegado é tipo um Hercule Poiront brasileiro. Os outros livros que ele aparece são: O “Silêncio da Chuva”, ” Vento Sudoeste”, “Achados e Perdidos”.

Espero que vocês tenham gostado e até a próxima resenha *-*.

Ps: Estou lendo ” O retorno do tigre” e matando a saudade do meu Ren❤

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s