Apaixonada por Palavras – Paula Pimenta

Sinopse: Nos romances das séries “Fazendo meu filme” e “Minha vida fora de série”, Paula Pimenta conta a história de seus personagens. Já as 55 crônicas de “Apaixonada por palavras” contam o próprio dia a dia da autora. Aqui a protagonista é a Paula. Aqui é o destino dela que conta e que se conta. Aqui nos identificamos com ela e torcemos por ela. Aqui nos apaixonamos não por um personagem inventado, mas por uma pessoa de carne, osso, alma e, claro, palavras. (parte da orelha do livro, por Eduardo Loureiro Jr. – Editor do Crônica do Dia)

Título: Apaixonada por Palavras

Autor: Paula Pimenta

Editora: Gutenberg

Páginas: 160

Ano: 2012

Crônicas. Vocês não devem saber, mas eu tenho uma profunda adoração por crônicas.

Quando eu fui à Bienal do Livro fui decidida a comprar o novo livro da Paula Pimenta porque eu queria saber se realmente eram merecidos os milhares de elogios e comentários positivos que eu vinha ouvindo sobre ela. Eu não sabia que Apaixonada por palavras era um livro de crônicas e fiquei encantada assim que soube. Além do mais, a sessão de autógrafos da Paula estava cheia de crianças e adolescentes ((Tinha uma menininha de 10 anos do meu lado)) e pra despertar o interesse de crianças e adolescentes o autor tem que ser bom.

Então, saibam vocês, que comecei a ler Apaixonada por Palavras com a expectativa lá em cima, e acreditem a expectativa foi alcançada e superada.

 As crônicas da Paula são deliciosas de ler. Engraçadas, divertidas, reais. São situações que poderiam acontecer comigo e com vocês. O estilo em que as crônicas são escritas também é ótimo. Texto simples, com jeitinho de texto de blog ((muitas das crônicas foram mesmo publicadas em blogs)) fáceis de ler, que prendem a atenção do leitor e nos fazem ler por horas seguidas sem se dar conta do tempo passando.

O livro conta com 55 crônicas de assuntos variados. Muitas sobre amor. Seja ele entre duas pessoas, entre uma pessoa e seu bichinho de estimação ou entre filha e mãe, amores platônicos, impossíveis ou concretos. Fala também sobre amizade, sobre o inicio das paixões, sobre perda, sobre saudade, sobre a violência, sobre desejos.  É fácil se identificar. E eu não posso negar que me identifiquei com várias das crônicas, com a que fala sobre Harry Potter, com muitas das que falam sobre amores possíveis ou não, sobre amizade…

Eu poderia citar todas as crônicas com as quais me identifiquei, mas para usar as palavras da própria Paula Pimenta, o sentimento que mais me acompanhou enquanto estava lendo Apaixonada por Palavras foi esse:

“É indescritível a sensação de ler um texto e me identificar totalmente com as palavras do escritor. É como se ele tivesse roubado a ideia que eu ainda não havia tido, mas que já existia dentro de mim. Emocionante perceber, na medida em que meus olhos vão descendo por sobre o texto, que existe alguém que pensa exatamente como eu.”

E se eu pudesse mudar algo no livro seria apenas a quantia de crônicas. Elas não são suficientes. Eu leria cem, duzentas! Quantas fossem possíveis. Quantas estivessem disponíveis. Eu passaria horas e horas lendo as crônicas da Paula porque elas me fizeram rir, chorar, refletir e querer cada vez mais.

Então é isso.

Se puderem, leiam e se apaixonem.

Posso lhes garantir que todos os elogios feitos ao livro e a autora são merecidíssimos.

Beijoos

Maltinee

PS: Tenho alguns trechos do livros fotografados e vou mandar pra Mary postar no “Desventuras Grifou” aguardem

x)

Deixe um comentário

