[Resenha] Despertar – Helena Andrade

Boa tarde gente. Tudo bem com vocês?

Hoje a resenha é de um livro que eu ganhei em um promoção do blog Acho Que Cresci. E o melhor é que o livro é literatura nacional (eba \o/). A escritora, Helena Andrade, é de Campinas – SP e esse é seu primeiro livro. Só posso declarar que ela começou muito bem sua carreira de escritora. 🙂

Vamos a resenha:

Título: Despertar
Autora: Helena Andrade
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira (Novo Século)
Páginas: 374
Ano: 2011

Como já dá para perceber pela capa (que é linda e charmosa), o livro fala sobre os profissionais de medicina.

A protagonista do livro se chama Lívia, que é uma recém formada em medicina. Seu sonho é ser uma cirurgiã e fazer um residência fora do país, mas antes disso ela participa de um concurso e vai trabalhar em Guayi (pequena cidade no interior do estado do Amazonas). Lá ela conhece Carlos e Ana que a recebe com muita simpatia. Não demora muito tempo, ela fica conhecendo quase todos da unidade médica onde ela trabalha como pediatra. As pessoas da cidade começam a ter respeito por ela e por sua dedicação ao trabalho. Rodrigo, seu colega de trabalho, começa a ter mais que uma simpatia por ela, mas para Lívia é só amizade. Essa luta de Rodrigo dura a maior parte do livro. Só que Lívia conhece outra pessoa, especificamente Thomas Farrell, por quem se apaixona e começa a ter um relacionamento. E no meio dessa história de amor, ela ganha a chance de ir para o exterior fazer a desejada residência. Lívia fica em dúvida se fica na cidade, continuando trabalhando como pediatra junto com Thomas, ou se realiza seu sonho.

O livro é narrado em primeira pessoa, o que ajuda muito o leitor a entender os sentimentos de Lívia. Ela é carismática, gentil e uma personagem que com certeza eu gostaria de conhecer (se fosse possível). Sabe aqueles livros que você começa a ler que a cada página vai ficando cada vez melhor? O “Despertar” com certeza é um deles. Eu me apaixonei pelos personagens e por como a história retrata o trabalho dos médicos em cidades como Guayi. Acho que a Helena não poderia ter escolhido um nome melhor que Thomas para o personagem. Aliás, não só o deles mais de todos os outros.

Enfim, a leitura foi muito prazerosa e fácil. Se você gosta de um livro com romance e um pouco de ação, então ele não pode ficar fora da sua lista de leitura. O Despertar entrou para a minha lista de favoritos e prometi para mim mesma que quando eu tiver um tempo vou relê-lo.

E para finalizar, deixo aqui um pequeno trecho que eu gostei bastante. 🙂

Passamos um dia especial. Fiquei rodeada pela minha família. Não tinha me dado conta de como sentia falta deles. Damos pouco valor as coisas frequentes, e nem sempre nos damos conta  do quanto determinadas situações nos fazem bem. Só sentimos a importância disso ao nos privarmos, ou sermos privados delas.

2 pensamentos sobre “[Resenha] Despertar – Helena Andrade

  1. Olá!
    Que resenha fofa!
    Então,já tinha ouvido falar desse livro e já estava curiosa a respeito dele, mas infelizmente ainda não o li. Quem sabe num futuro bem próximo eu consiga lê-lo.
    Realmente essa capa também está lindíssima. Ahhh eu adoro romances!

    • A então você vai amar esse livro. E a capa dele é super fofa. Espero que quando você ler ele, você goste como eu gostei. Os autores nacionais merecem isso, né? haha. Obrigada por comentar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s