[Resenha] Despertar – Helena Andrade

Boa tarde gente. Tudo bem com vocês?

Hoje a resenha é de um livro que eu ganhei em um promoção do blog Acho Que Cresci. E o melhor é que o livro é literatura nacional (eba \o/). A escritora, Helena Andrade, é de Campinas – SP e esse é seu primeiro livro. Só posso declarar que ela começou muito bem sua carreira de escritora. 🙂

Vamos a resenha:

Título: Despertar
Autora: Helena Andrade
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira (Novo Século)
Páginas: 374
Ano: 2011

Como já dá para perceber pela capa (que é linda e charmosa), o livro fala sobre os profissionais de medicina.

A protagonista do livro se chama Lívia, que é uma recém formada em medicina. Seu sonho é ser uma cirurgiã e fazer um residência fora do país, mas antes disso ela participa de um concurso e vai trabalhar em Guayi (pequena cidade no interior do estado do Amazonas). Lá ela conhece Carlos e Ana que a recebe com muita simpatia. Não demora muito tempo, ela fica conhecendo quase todos da unidade médica onde ela trabalha como pediatra. As pessoas da cidade começam a ter respeito por ela e por sua dedicação ao trabalho. Rodrigo, seu colega de trabalho, começa a ter mais que uma simpatia por ela, mas para Lívia é só amizade. Essa luta de Rodrigo dura a maior parte do livro. Só que Lívia conhece outra pessoa, especificamente Thomas Farrell, por quem se apaixona e começa a ter um relacionamento. E no meio dessa história de amor, ela ganha a chance de ir para o exterior fazer a desejada residência. Lívia fica em dúvida se fica na cidade, continuando trabalhando como pediatra junto com Thomas, ou se realiza seu sonho.

O livro é narrado em primeira pessoa, o que ajuda muito o leitor a entender os sentimentos de Lívia. Ela é carismática, gentil e uma personagem que com certeza eu gostaria de conhecer (se fosse possível). Sabe aqueles livros que você começa a ler que a cada página vai ficando cada vez melhor? O “Despertar” com certeza é um deles. Eu me apaixonei pelos personagens e por como a história retrata o trabalho dos médicos em cidades como Guayi. Acho que a Helena não poderia ter escolhido um nome melhor que Thomas para o personagem. Aliás, não só o deles mais de todos os outros.

Enfim, a leitura foi muito prazerosa e fácil. Se você gosta de um livro com romance e um pouco de ação, então ele não pode ficar fora da sua lista de leitura. O Despertar entrou para a minha lista de favoritos e prometi para mim mesma que quando eu tiver um tempo vou relê-lo.

E para finalizar, deixo aqui um pequeno trecho que eu gostei bastante. 🙂

Passamos um dia especial. Fiquei rodeada pela minha família. Não tinha me dado conta de como sentia falta deles. Damos pouco valor as coisas frequentes, e nem sempre nos damos conta  do quanto determinadas situações nos fazem bem. Só sentimos a importância disso ao nos privarmos, ou sermos privados delas.

2 pensamentos sobre “[Resenha] Despertar – Helena Andrade

  1. Olá!
    Que resenha fofa!
    Então,já tinha ouvido falar desse livro e já estava curiosa a respeito dele, mas infelizmente ainda não o li. Quem sabe num futuro bem próximo eu consiga lê-lo.
    Realmente essa capa também está lindíssima. Ahhh eu adoro romances!

    • A então você vai amar esse livro. E a capa dele é super fofa. Espero que quando você ler ele, você goste como eu gostei. Os autores nacionais merecem isso, né? haha. Obrigada por comentar.

Deixe um comentário

