[Resenha] O Menino do Pijama Listrado – John Boyne

Título: O Menino do Pijama Listrado
Autora: John Boyne
Editora: Companhia Das Letras
Número de Páginas: 186
Ano de Lançamento: 2007

Um dia, ao chegar da escola, Bruno, que tinha apenas nove anos, vê a empregada da família colocando todas as suas coisas em caixas. Nesse dia ele descobre que vai se mudar de Berlim para um lugar onde não há muita civilização. Na sua nova casa, ele vê pela janela do seu quarto um campo de concentração de judeus. Bruno não tem a mínima ideia pelo o que o seu país está passando. Sem nenhuma criança para brincar, Bruno decide explorar os arredores da casa e em um dia ele chega a um lado da cerca que os separa dos judeus. Do outro lado da cerca está Shmuel, um menino judeu que foi preso pelo exercito alemão junto com toda a sua família. Os dois começam a conversar e nisso a amizade deles vai se intensificando.
Mesmo conhecendo uma pessoa do outro lado da cerca, Bruno quer descobrir mais coisas sobre aquelas centenas de pessoas que usam pijamas listrados.

Sou muito apaixonada em qualquer livro que fale sobre a Segunda Guerra Mundial, como também sobre o Afeganistão ou sobre a Índia. Todo mundo falava de como esse livro era bom e eu acabei ficando muito curiosa para ler. Em um dia eu fui à biblioteca da faculdade e vi um exemplar dele lá. Não pude deixar de pegar.

Gostei do jeito que o autor escreve. Achei bem legal de como ele retratou o holocausto pelos olhos de uma criança. O final, como era de se esperar, foi triste, mas acho que isso foi o que tornou o livro um sucesso.

Um único ponto do livro que eu não gostei muito é de como que o Bruno se comporta. Tá, eu sei que ele é criança e criança não pensa nos seus atos, mas tem passagens no livro que o comportamento dele me deixou com muita raiva.

Ao todo eu gostei do livro, mas não entrou para a minha lista de favoritos. Aliás, o meu favorito sobre o tema é, e sempre será, A Menina Que Roubava Livros (divo <3). De uma nota de 0 a 5, o livro merece 4. Enfim, está recomendado.

E ai, vocês já leram ele? O que acharam?

12 pensamentos sobre “[Resenha] O Menino do Pijama Listrado – John Boyne

  1. Pingback: Resumo do Mês – Maio | Desventuras em Books

  2. Sou simplesmente A-PAI-XO-NA-DA por livros que retratam a Segunda Guerra Mundial. Li este livro em um dia há duas semanas (não consegui parar de ler enquanto não vi o fim rs) e adorei, mas, assim como você, meu preferido sobre o tema continua sendo A Menina que Roubava Livros. Já leu “O Diário de Mary Berg”? É muito bom também!

  3. A-DO-RO esse livro. Diferente de você, o comportamento de Bruno nunca me incomodou, até porque ele ficou sem os amigos na casa nova, e tal. Meeeu, e o final é muito comovente. Li esse livro rapidinho, e recomendo pra quem gosta de histórias da 2ª Guerra.

Deixe um comentário

