[Resenha] O Segredo de Jasper Jones – Craig Silvey

 

Título: O Segredo de Jasper Jones
Autora: Craig Silvey
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 286
Ano de Lançamento: 2012


Você já imaginou estar em sua casa, no meio da madrugada, lendo ou fazendo qualquer outra coisa e de repente te chamam do lado de fora? Poisé… Isso é o que acontece com Charlie Bucktin. Ele estava em seu quarto e ouviu alguém chamar seu nome. Quem chamava era Jasper Jones, o garoto que era mal visto por toda a cidade.

Charlie é um ano mais novo que Jasper e os dois nunca tinham se falado. Por causa disso, ele ficou muito surpreso ao ver o garoto no seu quintal. Mas qual foi o motivo de Jasper ter ido na casa de Charlie tão tarde? Ele precisava de ajuda.

Mesmo com medo, Charlie foge da sua casa e segue Jasper até uma clareira, que é o lugar onde ele mais fica. Só que naquela noite não era apenas uma clareira qualquer. Ao chegar lá Charlie se depara com uma cena que ficará guardada para sempre na sua mente.  A partir daquele dia ele e Jasper guardam um sinistro segredo.

Comprei “O Segredo de Jasper Jones” por R$7,90 na Fnac e acho que foi o R$7,90 mais bem usado da minha vida. Apesar de o livro ter esse título, o segredo não é apenas do Jasper, mas também é do Charlie e de outra pessoa (não vou falar porque é spoiler).

A história é narrada pelo ponto de vista do Charlie, que em algumas partes deixou a desejar. Fora isso, ele é um personagem bom de conhecer e maduro para a idade dele, que é 13. Conhecemos também o Jeffrey, que é o seu melhor amigo. O Jeffrey me ganhou, porque ele é engraçado, irônico e hiperativo. Apenas gosto de personagens assim.

O final é em parte previsível. Ao ir lendo o livro e prestando atenção, o autor dá pequenas dicas para o leitor chegar na conclusão certa. Eu cheguei em parte, mas o resto da trama foi surpreendente. Eu não imaginava um final como aquele. Para vocês entenderem um pouco, o mistério do livro é sobre uma morte (se vocês consideram isso spoiler, me desculpem).

O livro pode até entrar no gênero infanto-juvenil, mas a história é madura e boa o bastante para os mais amadurecidos gostarem. Minha nota para o livro, de 0 a 5, é 4.

E vocês, já leram? Querem ler?

4 pensamentos sobre “[Resenha] O Segredo de Jasper Jones – Craig Silvey

  1. Nunca tinha visto nada sobre “O Segredo de Jasper Jones”. Nunca nem tinha lido uma resenha dele. Parece ser bem legal, gosto de livros que tem essa pitada de suspense, e to curiosa pra saber que segredo é esse! hahaha Você comprou por 7,90??? Quer sorte! E gostou do livro … é muita sorte mesmo! Adoro comprar livros em promoções e me surpreender, valer a pena no final!

    Bjs.
    http://viciosemtres.blogspot.com/

  2. Livro fantástico. Mary, acho que ele vale muito mais do que o preço que pagamos nele. haha’ Eu o demorei ler porque fiquei com da história acabar logo. O protagonista é um pouco chatinho, mas é bem desenvolvido para a idade que tem e – como nós – ama a leitura. O Jeffrey também me ganhou, mais do que o Charlie. Mas eu queria saber mais sobre o Jasper. Acho que o autor poderia ter aprofundado mais na personalidade dele e tal. Porque toda pessoa sombria tem muito o que ser revelado, é.

Deixe um comentário

