[Resenha] A Arte de Correr na Chuva – Garth Stein

a arte de correr n chuva

Título: A Arte de Correr na Chuva

Autor: Garth Stein

Editora: Ediouro

Páginas: 304

Ano: 2008

 

A Arte de Correr na Chuva – Meu Nome é Enzo. E Esta é Minha História.

Quando Denny resolve adotar um cão para lhe servir de companhia, percebe imediatamente que o destino lhe enviou um amigo especial. O amigo de Denny – Enzo – estará com ele nos melhores e piores momentos de sua vida, pois sabe que seu dono é um vencedor. Enzo é um cão, um cão com uma alma marcada pelo tempo. Denny é um piloto de grande talento, que encontra nas pistas de corrida sua verdadeira vocação. Mas a vida pode apresentar curvas acentuadas e dificuldades a serem superadas no percurso. Um livro que tem muito a nos ensinar sobre amor, tragédia, redenção. Do jeito que só um cão poderia narrar.

 Eu nunca tinha lido um livro de cachorro. Mas eu não tive muita escolha dessa vez porque não tinha nada pra ler de legal em casa. Existem muitos livros sobre animais que fizeram a diferença na vida de seus donos. Mas a história de Enzo é diferente. Tudo nesse livro é diferente de qualquer coisa que eu já tenha lido.

Enzo é fã de corridas de carros e tem alma de piloto. Mais do que isso, como ele mesmo diz, Enzo tem alma de humano.

“Sempre me senti quase humano. Sempre soube que havia algo em relação a mim que era diferente dos outros cachorros. Certo, estou preso no corpo de um cachorro, mas trata-se apenas da carcaça. O que está dentro é que é importante. A alma. E a minha alma é muito humana.”

Enzo é dono de uma inteligência extraordinária e eu me pergunto se todos os cachorros são inteligentes assim ou se é só o Enzo. Eu não sei, nunca tive um cachorro. Ele é sensível, tem ideias ótimas e sabe das coisas. Ele foi criado assistindo televisão e aprendeu muito assim. Ele sabe tudo sobre corridas de carro e um de seus maiores ídolos é Ayrton Senna. Enzo adora ver seu dono correndo também e daria tudo para pilotar.

Ele viu em um programa de TV que quando um cachorro morre como cachorro, se ele estiver pronto, sua próxima vida será como humano. E Enzo está pronto.

 O livro mostra de um jeito singular, encantador e emocionante todo o relacionamento de Enzo e Denny, na alegria e na tristeza.  Eles são companheiros e amigos, mesmo quando Denny arranja uma namorada e não pode se dedicar integralmente a ele, mesmo nos momentos mais tristes, mesmo quando tudo parece perdido, eles não desistem um do outro.

 Quem conta a história é o próprio Enzo, e nos mostra o ponto de vista de um cachorro sobre relacionamentos, atitudes e consequências. Ele não pode falar, mas se pudesse ele resolveria todos os problemas que seu dono não pode resolver.

 Esse livro me pegou de surpresa. Me encantou, me emocionou, me deixou com raiva, tudo ao mesmo tempo. O livro trata de situações cotidianas e diferentes e mostra tantas coisas que nós não vemos, tantas coisas que não conseguimos entender, mas que as vezes são simples. Talvez devêssemos prestar mais atenção nas coisas, nos sons, nas cores, nos cheiros. Em sorrisos e palavras que parecem banais, mas que dizem muito sobre as pessoas. Observar. Esse é o segredo de Enzo. Ele vê. E por não poder falar ele vê com mais atenção ainda.

 “Existem tantas coisas que são ditas sem uma palavra. Existem tantas coisas que são ditas com olhares, gestos e sons. As pessoas ignoram a enorme complexidade da comunicação não verbal.”

 A Arte de Correr na Chuva é um livro irresistível.

Beijos

Maltinee’

PS: Nossa, quanto tempo né gente?! Estava com saudades daqui. x)

5 pensamentos sobre “[Resenha] A Arte de Correr na Chuva – Garth Stein

  1. Já tinha visto um vlogueiro falando deste livro e já tinha ficado interessada,mas depois desta sua resenha fiquei realmente muito curiosa!
    Não li nenhum livro de cachorro ainda, e este que é do ponto de vista dele, deve ser bem diferente.
    Parabéns pela resenha!!

    • Esse foi o meu primeiro livro de cachorro. E eu não tenho palavras pra dizer o quanto me encantou. Se tiver a oportunidade leia sim. E depois me conta o que achou tá?!

      Obrigada por comentar.
      x)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s