[Resenha] Amanhecer – Stephenie Meyer

Hey povo. Deem as boas vindas a nossa mais nova resenhista e ajudante oficial (eu espero) haha.  

Olá  Desventureiros!!!

É com muito prazer que escrevo a vocês e espero, verdadeiramente, que vocês gostem.

Logo no começinho do blog fui convidada a escrever uma resenha e, aliás, fiquei muito honrada porque acompanho o trabalho das meninas desde o princípio. BEIJOS MENINAS, VOCÊS ESTÃO DE PARABÉNS!

 Enfim, o livro escolhido foi Amanhecer, da nossa querida Stephenie Meyer, o final feliz tão esperado de Bella e Edward.

Sinopse:

        Estar irrevogavelmente apaixonada por um vampiro é tanto uma fantasia como um pesadelo, costurados em uma perigosa realidade para Bella Swan. Empurrada em uma direção por sua intensa paixão por Edward Cullen, e em outra, por sua profunda ligação com o lobisomem Jacob Black, ela resistiu a um tumultuado ano de tentação, perda e conflito, para atingir o momento da decisão final. Essa escolha fatal entre fazer parte do obscuro, mas sedutor, mundo dos imortais ou seguir uma vida totalmente humana se tornou o marco que poderá transformar o destino dos dois clãs: vampiros e lobisomens.
      Agora que Bella tomou sua decisão, uma corrente de acontecimentos sem precedentes se desdobrará, com consequências devastadoras. No momento em que as feridas parecem prontas para ser cicatrizadas, e os desgastantes confrontos da vida de Bella, resolvidos, isso pode significar a destruição. Para todos. Para sempre. Assombroso e de tirar o fôlego, Amanhecer, a aguardada conclusão da saga Crepúsculo, esclarece os mistérios e os segredos desse fascinante épico romântico que tem arrebatado milhões de leitores.

No início podemos perceber que as coisas estão bem previsíveis… Casamento, vestido de noiva, festas, nervosismo, lua de mel, despedidas, e por aí vai. Mas por outro lado a autora narra muito bem os acontecimentos e de um modo que não se torna cansativo nem chato. As emoções são bem descritas e, como em todos os livros anteriores da saga, você se sente dentro do livro, prestes a se casar com um vampiro.

Uma das coisas que amei nesse livro foram as partes narradas pelo Jake, para mim foi algo além do necessário. Claro, Bella estava a ponto de morrer e, logo após, desacordada. Mas até mesmo Edward poderia ter se tornado o narrador temporário, seria o mais provável. Então por que Jake?

Acredito ter sido uma excelente escolha de Stephenie. Jacob é alguém importante na história e que poderia nos mostrar uma visão diferente, de quem vê o casal perfeito ao invés de fazer parte dele. Jake narra de um jeito mais espontâneo, despreocupado e com uma pitada de humor. Não é como Bella que nos conta a história e explica seus sentimentos, mas como alguém que simplesmente abre sua mente e nos deixa passear pelo seu interior.

O livro continua e surgem os perigos, a esperança nasce para logo ser esmagada pelo medo. Porém o leitor é surpreendido com várias coisas. A conquista de Bella, o presente que ela ganha ao nascer para essa nova vida, o mistério encantador que é Renesmee, o imprinting sofrido por Jacob, o abandono de Alice e sua volta. E finalmente o encontro com os Volturi.

É nesse clímax que percebemos a dimensão exata da diferença entre os Cullens e os outros. Os laços de afeto que unem esses vampiros os tornam mais humanos, mais perto de nós com emoções incomparáveis. A união, amor, confiança, responsabilidade, tudo os deixa cada vez mais próximos de uma realidade palpável. Algo inesperado, afinal não pensamos que vampiros sejam reais e, muito menos, parecidos conosco. E não fomos os únicos a ter uma ideia errada sobre os Cullens. A guarda dos Volturi chega perante a família Cullen com seu ar de superioridade, certa de que conseguiria (como sempre) tudo o que almejava. Com a convicção de que tal clã jamais teria a capacidade para derrotá-los. Resumindo, os Cullens foram subestimados. Nossos queridos protagonistas se aproximam um pouco mais de nós.  Afinal, quem nunca foi subestimado? Ou pior, quem nunca, nem que por segundos, subestimou alguém?

E naquela campina coberta de branco os Cullens se colocaram de pé totalmente fortes. Com aliados ao lado deles, e testemunhas também. Prontos a desfazer todo mal entendido, mas preparados para lutar por aqueles que amavam. Perante isso os Volturi se viram incapazes de conseguir alguma vantagem, até porque tudo que os colocava a cima daquela família, na questão luta, tinha sido neutralizado.

Nós aprendemos na infância algo muito importante e transmitido por um desenho. Família significa nunca abandonar. E nenhum dos Cullens suportaria deixar alguém para trás. Perder um deles.

Desse modo começa a eternidade de nossos amados vampiros. O tão merecido Para Sempre. Com todos os conflitos resolvidos. Fortalecidos por serem diferentes em um mundo já surreal. Não sendo um clã, um grupo unido para se proteger, para se tornar forte pelo número. E sim uma família, unidos por convicções, interesses e origem em comuns.

Enfim, eu amei o livro. Com toda certeza recomendo, não só Amanhecer, como todo o resto da saga. Sou encantada com o modo como Stephenie narra e constrói os fatos. Você simplesmente não consegue tirar os olhos da história. E se faz isso fica em uma ansiedade enorme. Para mim, só os melhores livros são assim.

Adeus, foi um privilégio.

Cristyellen Mesquita.

3 pensamentos sobre “[Resenha] Amanhecer – Stephenie Meyer

  1. Foi o livro que mais gostei, dessa saga. Tanto que li três vezes. Sim, eu gosto da saga. Não sou fã, mas gosto. “No início podemos perceber que as coisas estão bem previsíveis… Casamento, vestido de noiva, festas, nervosismo, lua de mel, despedidas, e por aí vai. Mas por outro lado a autora narra muito bem os acontecimentos e de um modo que não se torna cansativo nem chato. As emoções são bem descritas e, como em todos os livros anteriores da saga, você se sente dentro do livro, prestes a se casar com um vampiro.” Essa introdução da resenha já disse tudo. Exatamente assim que eu penso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s