[Resenha] Jardim de Inverno – Kristin Hannah

JARDIM_DE_INVERNO_1363383891P

Titulo: Jardim de Inverno

Autora: Kristin Hannah

Páginas: 416

Editora: Novo Conceito

Ano de Lançamento: 2013

 

Sinopse – Jardim de Inverno – Kristin Hannah

Meredith e Nina Whiston são tão diferentes quanto duas irmãs podem ser. Uma ficou em casa para cuidar dos filhos e da família. A outra seguiu seus sonhos e viajou o mundo para tornar-se uma fotojornalista famosa. No entanto, com a doença de seu amado pai, as irmãs encontram-se novamente, agora ao lado de sua fria mãe, Anya, que, mesmo nesta situação, não consegue oferecer qualquer conforto às filhas. A verdade é que Anya tem um motivo muito forte para ser assim distante: uma comovente história de amor que se estende por mais de 65 anos entre a gelada Leningrado da Segunda Guerra e o não menos frio Alasca. Para cumprir uma promessa ao pai em seu leito de morte, as irmãs Whiston deverão se esforçar e fazer com que a mãe lhes conte esta extraordinária história. Meredith e Nina vão, finalmente, conhecer o passado secreto de sua mãe e descobrir uma verdade tão terrível que abalará o alicerce de sua família… E mudará tudo o que elas pensam que são. 

Nina e Meredith cresceram achando que não eram amadas por sua mãe, Anya. Nada mais justificaria o fato dela as tratar com tanta indiferença e frieza desde a infância, algo que para elas era além da compreensão e sem justificativa. Já o pai dedicava a elas todo amor, carinho e atenção possíveis. Quem sabe para suprir a falta de carinho materno.

Cada uma das meninas desenvolveu um mecanismo de defesa para lidar com a falta de amor demonstrada pela mãe. Meredith se esforça para ser tudo o que mãe não foi, companheira, amorosa e preocupada e Nina foge de responsabilidades familiares e passa a vida viajando pelo mundo, fotografando momentos históricos e sem se apegar a nada e ninguém.

Com o pai muito doente, as duas se reúnem de novo na cidade onde cresceram. E é para o pai que Nina promete que vai fazer a mãe falar.

Persistente e teimosa, Nina convence a mãe a contar pra elas a historia da camponesa e do príncipe. Um conto de fadas que ela contava quando as meninas eram crianças e que nunca chegou ao fim.

“Como era possível que sua vida inteira fosse destilada nessa verdade tão simples? As palavras importam. Sua vida fora definida por coisas ditas e não ditas.”

Quando conto de fadas e vida real se tornam uma coisa só a história evolui de forma comovente, arrebatadora, intimidante e triste. Kristin Hannah tece sob um pano de fundo que todos nós conhecemos uma historia diferente de tudo o que já vimos.

Anya é uma das personagens mais fortes que eu já tive o prazer de conhecer. A forma como ele encara a vida e a morte, e a forma como ela lida com os horrores da guerra, do frio, e da fome sem perder a sanidade é realmente impressionante. Ela é uma sobrevivente e através do seu conto de fadas temos noção de toda a barbárie e o horror que as pessoas viveram na época da segunda guerra mundial.

Quando eu penso em segunda guerra mundial as primeiras coisas que me vem à cabeça são os campos de concentração e como as pessoas sofreram neles. O livro trás uma visão diferente, sobre o que aconteceu na Rússia durante o Cerco a Leningardo e mostra que não temos noção de quantas pessoas sofreram, morreram e perderam tudo em tantos lugares do mundo.

Com uma narrativa que não tenta diminuir nem poetizar a dor, ficamos cientes de que o medo é um paralisador poderoso, que te impede de ver e sentir as coisas ao redor e que te faz agir de uma forma às vezes irracional e também que o verdadeiro amor sobrevive a todas as mudanças que o mundo e a sociedade nos impõem.

“- Perder o amor é algo terrível – Mamãe disse suavemente -, mas virar as costas para ele é insuportável. Você vai passar o resto da vida repassando isso na sua cabeça? Imaginando se se afastou cedo demais ou com facilidade demais? Ou se vai algum dia amar alguém novamente com tanta profundidade?”

Entre lágrimas e sorrisos é o livro que quando acaba deixa aquela sensação de que não é uma historia real, mas que poderia ser.

Se vocês tiverem oportunidade leiam. Porque é uma historia que realmente vale a pena.

Beijos

Maltinee

x)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s