[Resenha] Olho por Olho – Jenny Han & Siobhan Vivian

OLHO_POR_OLHO_1374151306PTitulo: Olho por Olho

Autoras: Jenny Han e Siobhan Vivian

Editora: Novo Conceito

Páginas: 320

Publicação: 2013

Sinopse:

Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena… Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho… No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do aqui se faz, aqui se paga poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos.

Dá pra ver logo de cara que Olho por Olho é um livro rápido, não que seja uma história intensa daquelas que te fazem não querer largar o livro em momento nenhum, mas consegue entreter por um tempo. O tema central do livro é o bullying, mas se formos analisar o tema e os livros sobre o tema por ai ele acaba sendo meio raso.

O livro conta a história de Lillia Mary e Kat, três garotas que não tem muito em comum. Cada capitulo é contato por uma das garotas, alternando o ponto de vista, o que me prendeu na história foi a expectativa de descobrir o que aconteceu no passado de cada uma das garotas e o que as motivam a buscar vingança.

Lillia quer proteger a irmã mais nova dos garotos e resolve se vingar de um garoto que se envolveu com ela. Kat é uma garota um pouco solitária, e guarda certo rancor de seus antigos amigos que a abandonaram em um momento difícil.  E Mary tem algumas feridas antigas provocadas por um garoto com quem ela estudou quando era nova.

A maior parte do livro se passa na escola e aborda alguns temas importantes e sérios para adolescentes além do bullying, como amizade, lealdade, sexo, primeiro amor. Mas todos os temas são tratados superficialmente. Em muitos momentos podemos identificar situações que poderiam ser muito bem desenvolvidas e realmente trazer alguma reflexão importante sobre os assunto, mas não, as autoras preferiram deixar o livro leve e superficial.

As personagens e os planos de vingança também não são muito bem desenvolvidos e elaborados. Acredito e espero, que nos outros livros da série as personagens amadureçam um pouco.

O final do livros é meio abrupto, você está lá, lendo, toda distraída e de repente acabou. Assim do nada. É um livro tecnicamente sem final. Nenhum desfecho.

Pra quem está atrás de uma distração pra um dia calmo e uma leitura leve o livro é indicado, mas não espere grandes revelações e reflexões profundas sobre bullying.

Enfim, espero ter mais sorte com o próximo livro da série.

Quem sabe um enredo mais elaborado e um desenvolvimento maior dos personagens né?!

Beijos

 

Maltinee’

 

PS: E Feliz Ano Novo! Muita paz, saúde, amor e espaço na estante para os livros que virão em 2014! x)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s